Tenho que agradecer a todas – e todos – vocês de novo! Por causa do seu carinho e da sua audiência, o Muay Thai Mulher foi mais uma vez referência para uma entrevista sobre a luta. Dessa vez, o prestigiado site Bolsa de Mulher nos escolheu para servir de suporte para a matéria ‘Muay Thai emagrece até mil calorias por aula’. Queria deixar meu agradecimento à jornalista Ana Flora Toledo pelo contato, pelo carinho e pela colher-de-chá de, não só citar o blog na matéria, como também de colocar um link. Isso não seria possível sem vocês, que são a parte fundamental deste reconhecimento!

Mas, gostaria de aproveitar a deixa para falar sobre o título deste post; ou seja, postura. Mesmo que você não pretenda lutar, e vocês sabem que este nunca foi meu objetivo, e queira usar a arte marcial para ganhar condicionamento, é fundamental que seu treino seja feito com seriedade, nos movimentos, nas posições e no empenho.

Estou falando sobre o assunto porque para divulgar o post nas redes sociais, a matéria associou a foto da atriz Fernanda Souza que também pratica Muay Thai. Ela está super bem fisicamente, mas aquela foto precisa de uma legenda. A começar pela roupa que ela está usando. Não conheço, pelo menos nunca treinei assim, nenhum professor (se a aula é séria) que permita a um aluno treinar sem uniforme. Isso me chamou atenção porque tão logo a matéria foi divulgada, uma amiga veio me perguntar onde encontrava o short que a atriz estava usando. Aquele tipo de short eu até uso, mas por baixo do outro, o tradicional. Depois dessa pergunta, observei a foto com mais cuidado e vi que é preciso explicar algumas coisas, além do look. Então, vamos lá!

Fernanda Souza chuta o saco de areia.

Fernanda Souza chuta o saco de areia.

-> Ponta do pé:
Não, não é ballet. Você vão precisa ficar na ponta do pé para chutar. Na verdade, se meu mestre pegasse qualquer aluno fazendo isso… ihhh, era bronca na hora. O pé tem que estar firme no chão. Para se conseguir um chute com um alcance maior, gire o quadril e incline mais o tronco. Assim, seu pé irá girar e sua base será melhor.

-> Chute reto:
Como o quadril não girou, o chute está para o alto. Seria outra bronca na certa. Veja, o joelho está quase apontando para cima, o que significa que a canela ou o pé (dependendo da altura do chute) não estão no lugar certo. A perna deve estar de lado e seu pé de base, se possível, apontando para trás.

-> Tronco para frente:
Se você não quer levar um chute ou um soco na cara, é preciso proteger o seu rosto. Nunca incline-se para frente quando for chutar. Seu oponente deve ficar o mais distante possível de suas regiões mais delicadas e a sua cabeça é uma delas.

-> Guarda baixa:
Essa então seria passível de corredor polonês ao final da aula rs. Se alguém chutasse cometendo todos esses erros e ainda por cima deixasse um braço abaixado e o outro atrás do corpo, seria uma bronca bem braba. É mais fácil chutar assim porque o corpo ganha mais equilíbrio, mas não é correto, pois o rosto fica exposto e você fica sem tempo de defesa. As mãos têm que estar sempre altas. Uma dica para melhorar seu equilíbrio: ao invés de colocar o braço para trás, estique-o  na direção do chute. Assim, você atrapalha a visão do seu adversário e não fica desprotegido.

A postura, portanto, é muito importante até para que seus golpes saiam com mais potência. Girar o quadril no chute, significa mais velocidade e mais potência. Quando você pega o jeito consegue amplitude e mais equilíbrio. Além de estar com uma defesa mais postada. O mesmo vale para o soco. Girar o quadril, manter os ombros firmes e retos, vai aumentar também a força e a agilidade do movimento.

Quando você decide fazer Muay Thai deve entender que está entrando para uma atividade que tem seus códigos, seu vestuário e sua postura. Claro, a foto é uma divulgação e tem outros conceitos, porém é preciso que fique claro que se você fizer como ela em um treinamento poderá levar algumas broncas e até mesmo conseguir algumas lesões. Não é isso que você quer. Então, não pense que está indo para o ballet. Nada disso, você está indo para o Muay Thai!

Você já levou bronca do seu mestre por causa de alguma postura errada no treinamento? Divida sua bronca com o Muay Thai Mulher. Afinal, todas nós já passamos por isso!

——————————————————————————————-

Nota: Amigas e amigos, vocês têm sido incríveis comigo. Não estou conseguindo acompanhar em tempo real a todo os comentários que chegam. Estou respondendo aos poucos, mas já li todos! Muito obrigada por tudo! Vocês são incríveis!

  1. Naila disse:

    Muito show a matéria!!!
    Esta questão da postura é muito combrada realmente, meu mestre fica no meu pé, afinal ele me treina para competir, então cada vez que fico com uma postura errada ele me coloca para pagar flexões, rsrsr, é dureza, mas a paixão pelo Muay Thai é muuuuito grande!!!
    A questão de girar o pé e o quadril é complicada no início, mas depois com o tempo a gente acaba se acostumando e vira um movimento natural!!!
    Valeu aí galera do Muay Thai!!!!

    • Marina disse:

      Olá Alessandra, bom dia. Eu treinava muay thai a 4 meses atrás em uma academia, e tinha mulheres, então me senti mais confortavel. Agora fui para um centro de lutas(por falta de opção) e tem muito homem, e sinto bastante vergonha de lutar.
      O que devo fazer??
      Valeu.

      • Angie disse:

        Cara, eu também mudei de uma academia para um centro de artes marciais, no meu caso não foi falta de opção, tudo o contrario. O motivo foi levar o treino mas a serio.
        Na aula de Muay Thai da academia tinha 10 mulheres por cada 2 homens, o trabalho era principalmente aeróbico, sem contato. Agora no centro de artes marciais e porrada mesmo, se vc não leva equipamento(luva, bandagem, etc) vc não treina, é, e claro, tem 15 meninos por cada menina(pior que o nivel deles e bem mas avanzado tambem) mas é assim que vc aprende cara. Homens e mulheres tem muitas diferencias: mulher e mas detalhista para pegar posturas por ex, é mas perfeccionista. Homens são melhores na cordinação motora. Eu acho otimo treinar com homens, aprendo coisas que não sei se aprenderia com mulheres do mesmo nivel.
        Enquanto a ter vergonha, vergonha do que? do seu corpo? do seu nivel?ninguem nasce sabendo Marina, os faixas pretas não nacem com ela amarrada na cintura(ou o kruang no braço rsrs) viu?. Voce tem que ter paciencia… , Se for vergonha do teu corpo, não tem porque ter. Menino que treina e muito respeitoso. Eu ja ví muita mulher que vai no treino, academia etc maquiada e com brinco, tentando o tempo tudo chamar a atenção(eu acho que é o caso da Fernanda Souza) . Os meninos em geral não são assim, o foco principal deles é o treino, o seu também deberia ser esse.

      • Cintia Marques Vianna disse:

        Alessandra,

        Eu treino no meio de um monte de homens, as minhas colegas que treinam de verdade são 6 comigo são 7, nunca ninguem desrespeito mesmo pq o meu mestre põe respeito e a maioria os maridos e noivos treinam juntos.
        Mas no meu caso sempre fui bem acolhida desde o inicio, hoje a equipe Sagat Muay Thai é uma família.

  2. Thais disse:

    Adorei a matéria! Realmente a foto não é bem a realidade das aulas né…
    Quanto ao girar o pé e o quadril, realmente estou apanhando um pouco, mas faço há poucos meses, então estou na esperança de logo logo pegar o jeito.
    No começo levei uma baita bronca do mestre, por baixar a guarda, mas depois daquele dia, nunca mais esqueci!!

    Abraços

  3. Camila disse:

    Realmente a foto nao coincide com a realidade… uma de minhas dificuldades eh conseguir girar o pe corretamente, pois não sei se tem a ver tb com o chao da academia onde treino, mas lá não consigo desliza-lo bem para a postura ficar direitinha como quero.

  4. Andreia disse:

    A alguns meses frequento os treino de Muay Thai e gosto muito. Girar o pé, é a bronca mais frequente do meu mestre. Levar as coisas a sério faz parte da atividade e Alessandro Souza (mestre) não gosta de moleza.

  5. Larissa disse:

    Meu mestre fica com uma faixa rondando no treino se ele tiver que ficar corrigindo várias vezes o mesmo erro ele dá faixada, já levei muitas!

  6. Aline disse:

    Oi alê :}
    gostei muito do blog, parabéns :)
    gostaria que você me esclarecesse uma dúvida: as luvas devem ficar justas ou folgadas? Ganhei um par, e quando as calço consigo abrir e fechar meus dedos, ou seja, estão beeem folgadas. Mas qual é o ideal?
    Obrigada desde já.\
    Beijos.

  7. Marcelle Farias disse:

    Alessandra,

    Bom dia! Sempre leio as matérias e como sugestão de pauta acho válido falar sobre Muay Thai e higiene pessoal. Perfumes, unhas, cabelos etc.

  8. Milene Santellano disse:

    Adorei a matéria! Canso de ver fotos na internet e principalmente de pessoas famosas com a postura errada… muito bom! Se querer treinar de verdade Muay Thay tem que seguir as regras e postura correta. Abraços!

  9. Milene Santellano disse:

    Ops me empolguei no “Y” corrigindo: Muay Thai

  10. Jéssica Lênin disse:

    Olá Alessandra, tudo bem?

    Primeiramente, meus parabéns pelo blog e pela sua trajetória no Muay Thai! Acompanho há tempos, mas quietinha na minha, primeira vez que estou comentando! Adoro tuas postagens!

    Bom, contando um pouquinho da minha história tenho 21 anos, e até 7 meses atrás eu pesava 130 kg (obesidade mórbida) e então me submeti a cirurgia de redução de estômago. Eliminei 55 kg, hoje peso 75 e estou super bem! Faço caminhadas de 1:30h diárias, musculação todos os dias também e power jump (no minitrampolim) 3x por semana. Ainda quero “enxugar” mais uns 5 a 7 kg do meu corpo e penso que o Muay Thai poderia ajudar! Tenho muita vontade de iniciar as aulas, e gostaria de saber se preciso perder primeiro esses kg excedentes e também se posso continuar com as modalidades que já pratico ou devo me dedicar exclusivamente ao muay thai?

    Obrigada pelo espaço e por compartilhar conosco sua experiência!

    Abraços, Jéssica.

  11. Nai disse:

    Olá! Primeiro gostaria de parabenizar pelas materias e por todo site!
    Segundo gostaria de uma indicacao de academia de muay thai para mulheres na barra da tijuca!
    Obrigada!

  12. Ana disse:

    Olá, gostaria de saber se é normal passar mal no primeiro dia de treino. Pois comecei agora e passei mal nesse primeiro dia..

  13. DÉBORA disse:

    Olá Alessandra, é a primeira vez q entro no seu blog e curti MUITO. Só para vcs saberem um pouco de mim, tenho 38 anos e desde criança sempre gostei muito de artes marciais mas na escola q eu estudava eles diziam q judô era p/ os meninos e balé p/ as meninas, aí resolvi q se não podia fazer o que eu gostava não faria nada. Enfim, hj não sou atleta mas tb não sou sedentária, mas já me achava “velha” p/ tentar, depois do incentivo do meu irmão que é professor de Ed Física e do meu marido, resolvi tentar o Muay Thai. Espero realmente daqui um tempo poder compartilhar com vcs as minhas experiências e tão empolgada quanto a Alessandra demonstra ter nos seus posts.

    bjinho ;)

  14. jussara disse:

    Olá! Sou iniciante nessa modalidade, mas confesso, estou amando! Na verdade anda bem complicado tendo em vista meu sobrepeso e sedentarismo. Estou sentindo muitas dores nos joelhos, e na última aula meu mestre priorizou exercícios de alongamento e fortalecimento das partes inferiores. Mas até eu que sou iniciante percebi o quanto a foto da matéria priorizou a beleza e boa forma da atriz… Adoro o blog, estou lendo e estudando muito sobre essa prática que está dominando a mulherada. Eu particularmente, me rendi totalmente, e quero muito continuar, ganhar condicionamento físico, flexibilidade e com toda certeza, emagrecer e entrar em forma, sem contar da ajuda psicológica, a atenção, o foco! Eu amooooooo bj

  15. Rosi Neves disse:

    Cara Alessandra, comecei a treinar há 2 meses e me apaixonei pela arte do Muay Thay. Imediatamente comecei a procurar tudo que, de alguma forma pudesse acrescentar meu conhecimento a respeito. Com teu blog estou conseguindo tudo q preciso. Valeu mesmo!!!

  16. Isis Mathias disse:

    Oi Alessandra!
    Parabéns pelo post! Está maravilhoso!
    Quando eu vi essa foto da Fernanda havia observado alguns erros, mas quando fui falar muita gente achou que eu era chata…hahaha
    Essa guarda baixa então, putz! Eu fiquei achando absurdo o profº deixar ficar tudo assim!!
    Mas tudo bem, ela já deve ter aprendido…rsrs
    bjos!

  17. Aline Barros disse:

    Muito importante passar essas informações Alessandra….. + uma vez parabéns!!!

  18. Tahyta disse:

    Ale, tudo bem?
    Acompanho seu blog há alguns meses, desde que resolvi praticar Muay Thai. Na verdade, só tomei coragem para me matricular na semana passada, antes pesquisei muito a respeito e seu blog fundamental.
    Fiquei preocupada com seu post pois na academia em que estou praticando eles não exigem o uniforme… todos da minha turma treinam com shorts e camiseta normais e as meninas de shorts ou legging.

    Bjão e parabéns pelo blog!

  19. Luciana Ribeiro Costa disse:

    To começando o muay thai, é muito bom! Seu site é bem bacana, altas dicas legais.
    Mas aqui, ballet tem posturo serrada também…;)

  20. Estela disse:

    Gostaria de saber o nome q se da a essa luva da foto…onde os dedos ficam p/ fora?
    Adorei o blog!!!!

  21. Carol disse:

    Parabéns!! Um dos melhores post’s até hoje.

    Acho muito legal a grande divulgação que as artes marciais (o thai em especial) estão tendo hoje entre as mulheres. Mas preferia que ela fosse feita sempre da maneira certa, que não se mostrasse em reportagens e fotos algo que não é a realidade do que treinamos e vivemos.

    Quando comecei a treinar, fui meio irresponsável, não comecei a treinar com um professor de verdade, mas sim com um jovem lutador, que sabia o básico e era muito bom, mas não corrigia detalhes importantes. Até hoje luto comigo mesma pra perder o costume de ficar com a guarda baixa, sempre levo bronca por isso.

  22. Caroline disse:

    Olá!
    Adorei seu blog
    Tenho 18 anos, Admiro e tenho muita vontade de aprender Muay Thai.
    tenho uma pequena duvida:
    Sou deficiente física, não tenho uma das mãos sera que posso fazer aulas?

  23. renata disse:

    comecei a fazer muay thai e estou acima do peso, como faço pra ficar sarada, tem algum suplemento para emagrecer ?

  24. Ellen disse:

    Olá, conheci seu blog hoje, buscando na web curiosidades sobre o Muay Thai para mulheres.
    Ainda não comecei, nunca fiz nenhum tipo de luta, mas já agradeço o incentivo.
    Estou animada para tentar. Aliás, estamos! Eu, meu marido e meu filho de 5 anos começaremos juntos agora em Setembro.
    E claro que estarei acompanhando suas atualizações.
    Obrigada por compartilhar sua experiencia. Até !

  25. Sueli Xavier disse:

    Muay!
    Oi guerreira! Adorei conhecer seu blog. Parabéns pela sua graduação, um dia chego lá. Conheci o Muay Thai e renasci. São tantas mudanças que ocorreram que estou muito satisfeita. Treino em duas academias pra fazer mais aulas e emagrecer definindo. Sou policial e minha válvula de escape é a luta. Lá me alivio do estresse do dia a dia e atendo a todos com um sorriso no rosto, além da maquiagem claro… rs
    O mestre, os professores e os demais praticantes são a minha família que mudou a minha história. Hoje minha trajetória é mais prazerosa e confiante. Tenho a humildade de aprender e também transmitir o meu conhecimento aos iniciantes. Sou feliz por ter conhecido o melhor dos melhores Muay Thai eu te amo… rs
    Força a todas as meninas e que a sabedoria lhes conduza a vitórias! Muay!

  26. Carol disse:

    Oiii, Alessandra.. Sempre acompanho seu blog, pratico Muay Thai há quase um ano, sou apaixonada pela arte. Mas fico triste com pessoas que não levam a sério o Muay Thai como uma luta…. Mas enfim queria que vc olhasse esse site que fala de uns exercicios durante a aula com a Fernanda Souza, do meu ponto de vista tem várias coisas erradas na matéria.. Bom, acho que pode dar um novo post para vc.. rs
    http://boaforma.abril.com.br/famosas/treinos-de-sucesso/aula-boxe-circuit-fernanda-souza-496612.shtml?pagina=0a

  27. Lu disse:

    Pratico Muay Thai há uns 7 meses. Eu gosto muito, porém as vezes me sinto frustrada com o resultado. Blz, saio pingando da aula e vc perde peso, mas o resultado de definir mesmo o corpo e deixar o bumbum durinho e etc não vem com só com as aulas. Acho que a musculação é essencial sim, junto com o esporte. As vezes a gente fica lendo que a fulana da novela ta com um corpão por causa da luta mas hj vejo que não é só isso. O MuayThai é bom pra perder peso, para definir mesmo vou recorrer a musculação!
    Quanto a foto, postura é tudo…quem tem um bom mestre sabe! ;)

  28. Steffany disse:

    Hááá, Sem uniforme na minha academia não treina, volta pra casa! rs

    Parabéns mais uma vez!

  29. Josiene Rios disse:

    Hoje mesmo levei uma bronca,com meu giro pra jutar no alto,podendo lesionar meu joelho,como o movimento é repetitivo e cansativo,acabo relaxando,ae está o meu erro.
    O mestre veio e falou comigo.

  30. Bia disse:

    Eu iniciei o Muay Thay há duas semanas, estou adorando, e realmente, uma das cobraças do meu mestre é a postura, girar o quadril, e meu chute sempre sai mais forte para o lado direito, e para o lado esquerdo fico meio sem jeito ainda! Mas vou me empenhar mais!!!

  31. Aline disse:

    Amei os,comentários da postura. No meu caso, a bronca é porque sempre tenho certa dificuldade em girar o quadril durante o chute. Sempre brinco com o teacher que esse negócio que mulher faz várias coisas ao mesmo tempo é mito!! Rsrs

  32. Licia disse:

    Boa Noite! Pessoal, levei bronca por falta de material, como iniciei no Muay Thai a pouco tempo, ainda não tenho o material por esse motivo, e levei bronca, mas faz parte, e estamos ai!!!

  33. vanessa disse:

    bronca?? o meu bate toda vez que eu baixo a guarda rsrsrs, ele mostra na pratica o que acontece assim aprendo a chutar com a guarda correta…

  34. Patricia disse:

    Oi, adorei o conteúdo do seu site, e estou salvando em meus favoritos, é válido comentar que iniciei Muay Thai em novembro/12, sou uma iniciante que se apaixou pela arte e técnica, tenho me dedicado e quero aprender tudo, história, a tecnica, a luta em si.

    Como toda iniciante tenho alguns erros, mantenho a guarda baixa quase sempre, tenho levado muita bronca, e quero ajuda, se tem alguma dica, algo para ajudar será bem vinda, parabenizo novamente pelo site, ficou otimo!

    Patricia Sampaio

  35. Luana disse:

    Quem nunca levou bronca do mestre pelo fato da guarda estar aberta que atire a primeira pedra! rs

  36. agma adielly disse:

    poow meu mestre briga muito comigo pq eu xuto na ponta de pe e ele diz: ”vai pra aula de ballet”..rsrs + ele diz qi e so eu treinar pq meus xutes são potentes, e ele pega + no meu pé pq namoro ele e ele me treina p/ compertir…mais to quase bem jah…jah cansei de levar xute quando erro.kkk

  37. Lillian disse:

    Simplesmente perfeito!
    Adorei encontrar isso por aqui, sinceramente, perfeito.
    Fiquei feliz, pq começcei agora essa prática e estou adorando, pois sou ciclista e preciso de condicionamento para realizar as trilhas de bike, que são longas, em climas e locais bem pesados.
    Sou muito curiosa e disciplinada, então, não me contento com meias palavras, preciso saber o que estou fazendo, se está certo e por aí vai….mal de professora tb!
    Quero registrar minha alegria em descobrir, via Bolsa de Mulher, esse site. E ver que tem pessoas preocupadas em compartilhar coisas boas e orientações preciosas.
    Desejo muito mais sucesso.

  38. Tatiana Pinheiro disse:

    Bom dia, Alessandra!!!
    Gostaria de saber se vc aconselharia a minha mãe que tem problema de artrite reumátia a praticar o thai?

  39. Cintia Marques Vianna disse:

    Adorei está matéria sobre postura , meu mestre nunca me deu bronca com relação ao meu uniforme,mesmo pq uso quase todo o uniforme completo, só falta o capacete com grade e o protetor de seio, mas está semana já chega.Fico parecendo uma mulher de ferro qdo vou treinar, mas é necessário.
    Com relação a postura dos golpes o meu mestre sempre está atento a todos os alunos inclusive eu,um ótimo mestre corrige seus alunos.

  40. jessy disse:

    Me vi neste post. Estou praticando muay tai há pouco tempo e fiz ballet e capoeira qundo mais nova… Eu não consigo a postura boa pro chute… ouço mil broncas (gira o quadril, guarda fechada, não cruza perna…)serio, já pensei em parar. Comecei, pois queria algo pra manter a forma e para melhorar a coordenação motora, adquirir disciplina e todas as enormes vantagens que praticar artes marciais proporciona.

  41. Carol Vayda disse:

    A minha escolha pelo Muay Thai se deu, exatamente, pela facilidade em movimentos com pernas e braços, devido aos 20 e poucos anos de dança que tenho nas costas. Mas claro, não me comporto em uma aula de luta como se estivesse na dança, e vice-versa.

    Vejo que tenho muito mais facilidade que meus colegas em movimentos com o quadril, nos alongamentos, no aquecimento e vejo, muito claramente, que a dança me deu vícios que lutarei e muuito para largar – como chutar com o pé esticado.

    Neste momento uma coisa complementa a outra! ;)

  42. bybrawin disse:

    deixei meu comentario ! infelizmente não aceita uma critica construtiva boa sorte !

  43. Olá, Brawin.

    Aceito todo os comentários, mas infelizmente não tenho tido tempo de respondê-los. Não me lembro qual foi a sua crítica, mas irei procurá-la aqui nos comentários e, certamente, farei bom uso dela. Agradeço a sua visita.

    Bjs

  44. Ariadne disse:

    Oiie ! Td bem ? Vai fazer 6 meses que eu to treinando e eu estou adorando , quando fui entrar, tinha muito medo rsrsrsr besteira , pois além de tudo , é divertido . A única coisa que me encomoda é que eu tenho MUITA falta de ar , em prol de eu ter asma , como faço para controlar a respiração ?

  45. Amelia disse:

    Eu continuo levando na costela por não protegê-la direito… Tenho dificuldade com a postura ainda, mas.. Foram apenas 2 meses de treino.
    Tô amando, meninas. Vou treinar pra competição \o/

  46. Fernanda disse:

    A foto não corresponde a realidade porque a cara dela para foto também não ia poder.
    Devem ter pedido para ela fazer mais uma pose para a foto do que os movimentos ao pé da letra.
    Para revista é necessário pose, beleza, leveza. omo vou atrair pessoas para a modalidade se a Fernanda estivesse descabelada, com cara de mau, suando e com uma pose marruda?

    • Oi Fernanda,
      Obrigada pelo seu comentário. Mas essa é exatamente a minha questão no post: mostrar isso é mostrar algo que não é real e que ilude quem quer praticar o esporte. A menina vai à aula achando que é tudo assim, toma a primeira bronca do mestre ou vê o primeiro roxo e desiste. Eu já vi acontecer muito e como você treina, deve ter visto também. Não precisa mostrar a pessoa suada ou calejada, mas que, pelo menos, mostre a posição correta. Esse post foi um alerta para quem acha que treinar Muay Thai é só glamour…

      Valeu pela visita! Bjs

  47. Vanuza disse:

    Oi comecei a praticar o Muay Thai e estou com ambos os tornozelos inchados somente por causa da aula de condicionamento fisico, estou preocupada se isso é normal, nunca fiz academia e estou tentando fazer o meu melhor, estou mto dolorida mas não falto nos treinos e quero me dedicar o máximo possivel. Ficar dolorida e inchada assim costumada acontecer??

  48. Carolina disse:

    Esse post é para mim. Faz uma semana e meia que começei no Muay Thai, estou amando, mas tenho muita dificuldade de girar o pé no chute, eu me desequilibrio. Como faço para conseguir?