O post de hoje é para matar a curiosidade, tirar dúvidas e atender a alguns pedidos que surgiram nos comentários de muitas mulheres que estão, ou ainda vão, começando a praticar Muay Thai. Além, claro, da pergunta sobre os ‘machucados’ que possam advir da atividade.

Sobre este assunto, o Muay Thai Mulher já tratou em outra oportunidade. Mas não custa relembrar que a prática do Muay Thai, desde que feita em uma academia séria, com um professor consciente, responsável e coerente, não traz qualquer malefício para o aluno ou aluna. Claro, você não deve perder de vista que é um esporte de contato, por isso pode acontecer um roxo ou outro, porém nada de ossos quebrados ou coisas do gênero.

Isto relembrado, vamos ao motivo deste post. A pergunta que me fizeram nos comentários foi: Muay Thai deixa a mulher masculinizada? A resposta é simples: NÃO!

A ideia de que a mulher se brutaliza ao praticar uma arte marcial não é verdadeira. A brutalidade é inerente a personalidade de cada um, assim como os trejeitos masculinos que algumas meninas podem ter. O Muay Thai não cria isso.

Obviamente, se você for praticar o esporte com objetivo competitivo, alguns sacrifícios terão que ser realizados e certas necessidades deverão ser atendidas. Nesses casos, devido ao treinamento intenso no tatame e na musculação, a suplementação alimentar e a intensidade da atividade, talvez (dependendo da genética) a mulher possa aumentar sua massa muscular de uma maneira que a torne ‘musculosa’ demais. Algumas se incomodam com isso; outras, não.

Porém, este não é o caso aqui. Atualmente – ainda bem – muitas mulheres têm procurado o muay thai como uma atividade física alternativa. Em decorrência da repetição de socos, chutes e movimentos de esquiva e pêndulo, a mulher vai ganhar formas mais tonificadas, definidas e ‘arredondadas’, como o ombro e os contornos dos bíceps, por exemplo.

Se você fizer uma atividade complementar como musculação e corridas, e mantiver uma alimentação saudável e balanceada, o que você vai conseguir é um corpo mais seco e músculos mais tonificados, além de uma postura melhor, mas nunca um corpo masculino.

Eu posso falar sobre isso com tranquilidade, porque sou a menos feminina das mulheres desse planeta no meu dia a dia, mas ainda assim não há nada de errado no meu corpo como vocês podem conferir nas fotos deste post. Há o momento de fazer a aula e há o momento de ser ‘mocinha’. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Eu durante a minha aula de Muay Thai. Observe o uniforme.

Eu com o uniforme do Muay Thai.

Pronta para festa. Arrumada quando preciso.

Portanto, não tenha medo, nem receio. Tenha em mente que seu corpo será o que você desejar que ele seja. Se seu objetivo é ter um corpo musculoso, não há nada de mau nisso. Apenas evite fazer dietas enlouquecidas e tomar produtos por indicação. Procure uma orientação profissional e responsável. Se seu objetivo é ter um corpo seco e tonificado, é isso que você alcançará praticando o esporte.

Então, comece a praticar, a ver os resultados e me conte como você está se sentindo. Tenho certeza de que você vai aprovar as mudanças que seu corpo sofrerá e depois me diga se está ‘masculino’. Estou esperando, hein!

  1. Gigi Coelho disse:

    Alessandra,

    Sem contar que o esporte proporciona aquilo que toda mulher sonha, a barriguinha trincada!

    Fiz vários esportes e só consegui realizar isto com alguns meses de Muay Thai, os ombros também melhoraram muito, gosto do resultado que o esporte me proporcionou fisicamente.

    Bjos e adorei seu blog

  2. Isadora disse:

    Oiiee…. faz um tempinho q venho acompanhando seu blog pq to louca pra começar fazer Muay Thai, mas morro d medo d algumas coisas relacionadas ao esporte…e por isso decidi pesquisar mais sobre ele, e acabei encontrando seu blog q diga-se d passagem é mto bom.
    Aki na cidade onde moro q é bem interior, tem uma academia q tem aulas d Muay Thai, porém sempre enrolo pra ir lá fazer uma aula e começar a fazer mesmo se gostar, pq tenho muitas dúvidas sobre o esporte e graças a vc algumas delas já foram respondidas aki no blog. Meu medo maior era começar a ficar mtu musculosa já q alguns amigos me disseram q é isso q ocorre com quem pratica esse esporte, mas meu objetivo é fazer pq atualmente não pratico esporte algum, e me sinto mto parada por conta disso….
    Valeu pelas dicas e continue postando artigos relacionados a essas dúvidas ….

  3. Carina Heller disse:

    OI Alessandra, gostei muito de conhecer teu blog, muito legal de tua parte.
    Sou iniciante no muay thai, grau amarelo e branco, sexta faço o exame para verde e branco.
    Parabéns pelo sucesso, espero um dia chegar ao grau preto e passar meu conhecimento a diante tmb…
    Um grande abraço……..

  4. Taís disse:

    Adorei o seu post. Já pratiquei muitos esportes desde ballet até boxe e kung fu, mas tive que parar… Porém eu sempre tive muita vontade de fazer muay thai e agora surgiu oportunidade só que por ser mais nova preciso da autorização da minha mãe e ela sempre viu o muay thai como um esporte masculino, mas com o post vai facilitar o convencimento dela!

  5. Bruna disse:

    Olá Alessandra,
    Comecei as aulas de Muay Thai hoje e percebi que de fato perde caloria MESMO, mas uma coisa que me deixou um pouco com medo é meu peito.. já não tenho muito, praticando muay ou boxe eu corro o risco de perder peito?

    Obrigada!!