Agora que você já tem alguma noção do que vai encontrar quando se deparar com uma aula de Muay Thai, vamos passar para, digamos, a fase dois. Você já está familiarizado com o tatame, com o saco de areia, já sabe o que é e para o que serve uma manopla ou um escudo, etc, etc, etc… Mas, esses são os materiais do espaço físico onde se dá o treino. É hora de saber como se apresentar.

Como mencionei no post anterior, assim como outros esportes exigem materiais específicos para a sua prática, com o Muay Thai, acontece o mesmo.

Para fazer uma aula, você deve adquirir alguns equipamentos básicos para uma prática correta e segura do esporte. Além do uniforme, um assunto que tratarei especificamente em um próximo post, existem outras coisas que você tem que possuir. A seguir, alguns itens necessários:

  • Ataduras: É mais do que básico. É MUITO necessário. Lembre-se que por mais fraquinho que você bata, você vai bater. Ou seja, é bem provável que surja algum desconforto nos nós dos dedos. Então, não esqueça jamais das ataduras. Existem dois tipos: as de pano e você pode encontrar de várias marcas, como as da Everlast , Adidas e Armory, entre outras; ou as comuns, que são encontradas em farmácias e são baratinhas. Não custam mais de R$ 2,00. O tamanho deve ser entre 6 e 8 cm. Dependendo, claro, da sua mão. Eu, pessoalmente, prefiro as comuns. Acho que dão mais firmeza ao punho, protegem melhor do impacto do soco e são mais facilmente colocadas entre os dedos. Mas é uma escolha individual. O importante é NUNCA esquecer delas!
  • Protetor de boca: Este também é um detalhe importante. Não que você vá sair no braço com seus companheiros de treino. Nada disso. Mas ele dá mais segurança para seu treinamento na medida em que essa parte estará protegida caso escape algum movimento. Além do que, treinar com o protetor te ensina a respirar pelo nariz, o que ajuda a melhorar seu condicionamento. Também existem dois tipos:  O que é encaixado apenas na arcada superior; e o que  se encaixa nas duas arcadas. Opinião pessoal novamente. Eu uso o da arcada superior.
  • Luvas: Você pode adquirir dois tipos de luvas, se estiver muito, muito empolgada. A de ‘luta’, essa é a necessária e a de saco, para quando você fizer um treinamento usando este equipamento. Alguns professores fornecem esse material, mas o ideal é que você possua o seu. Vai por mim, não é nada agradável calçar uma luva suada… As luvas têm peso. O indicado é que você compre as de 14 oz. Você vai gastar uma graninha, ainda mais se for comprar as de marca. Mas, converse com seu professor, com certeza, ele vai indicar marcas e preços mais acessíveis ao seu bolso.
  • Caneleira: Esse material também é fornecido pela academia ou pelo professor, em alguns casos, mas o mesmo caso das luvas se aplica às caneleiras. Elas são úteis para quando você for treinar algumas defesas, mas também não vá pensando que você vai sair chutando ou sendo chutada. Não é nada disso. É mais uma questão de segurança para que os movimentos sejam executados com precisão e não exista o medo de se machucar nem de machucar o seu parceiro.

Esses são os materiais que devem pertencer ao aluno nas aulas. Veja que existem tantos artifícios que são utilizados para sua proteção que se machucar em uma aula simples é bem difícil. Utilizando os equipamentos corretamente, praticando em uma academia séria, com um professor sério, você poderá tirar da aula todos os benefícios que ela tem a oferecer para o seu físico e para sua saúde.

E aí? Já está se imaginando em uma aula? Comente!

  1. acho legal estes pouts continue assim , tambem sou um amante de muy thay

  2. karen disse:

    Estou com muita vontade de praticar muay thai e tinha muitas duvidas a respeito! Principalmente se era uma luta frequente qentre as mulheres. Estou adorando este site! Obrigada Alessandra1

  3. Gisele disse:

    Oi Alessandra, to adorando o blog!!!

    Gostaria de saber, qual luva é melhor para a mulher, Rudel ou Pretorian? Estou na dúvida e ninguém sabe responder. Grata

    • OI Gisele,

      Acho que respondi essa dúvida, mas aprofundando, na verdade, é você quem deve dizer. É uma questão de sorte e de adaptação. As duas luvas são muito boas. Talvez, a Pretorian seja um pouco mais leve.

      Bjs

  4. Amanda Amaral disse:

    Simplesmente tudo o que eu queria saber!Obrigado

  5. Nat disse:

    Oi, Alessandra. Parabéns pelo Blog. Comecei a pouco tempo e encontrei aqui excelentes dicas. Só uma dúvida ainda não foi embora: as luvas são todas do mesmo tamamnho o que muda é o peso? Att.

    • Oi Nat,

      Obrigada pela visita e pelas palavras.

      Para mulheres, geralmente, as luvas ficam entre 12 e 14 oz. Mas, depende do tamanho das suas mãos. As minhas são de 12 oz. Eu prefiro porque ficam mais justas e eu sinto melhor o soco. Então, vai depender do seu gosto.
      Me conta qual escolheu, tá?

      Bjs

  6. Josi disse:

    Muito legal seu blog… Parabéns … vou fazer uma aula hoje, para conhecer melhor o esporte, estou super empolgada e consegui tirar muitas duvidas aqui!!!

  7. rafaelle fonseca de matos disse:

    olá alessandra,
    tô iniciando agora no Muay Thai e estou amando…mas gostaria de saber se vc tem alguma dica preciosa pra luva não ficar com aquele cheiro de chulé com o tempo…tenho colocado perfuma, talco e até já epnsei em secar com secador de cabelo tdas as vezes q voltar do treino…. socorro!

    • Oi Rafaelle,

      Isso realmente é um problema. A dica que eu posso te dar é JAMAIS guarde a luva úmida! Assim que chegar do treino, deixe a luva aberta próximo a uma janela e deixe assim pelo menos por uma noite para arejar. Se puder deixar no sol um pouquinho é bom também. Depois, antes de guardar coloque um talco antisséptico.
      Outra coisa importante, lave as ataduras e também as pendure tão logo chegue em casa. Se elas estiverem úmidas e com um cheiro ruim, a luva também vai ficar.
      Faz e me conta depois se melhorou!

      Bjs

  8. Juliana disse:

    Oi Alessandra, adorei o blog, vou começar a treinar agora e seu blog me ajudou a tirar muitas dúvidas. Continue escrevendo, pois agora já sei onde procurar.
    Abraços!

  9. Monalisa disse:

    quero muuuuito fazer muay-thai , a cada dia to criando mais coragem rs
    tava pesquisando sobre os materiais necessários e encontrei esse site e confesso que ameei ! mas queria saber se tbm é necessário o uso daquele protetor pra cabeça .. bj, parabéns !

  10. Deborah disse:

    Oi!
    Adorei seu site, muito bem bolado e me ajudou muito!
    Pretendo começar Muay Thai e queria saber se esse tipo de luva é permitido: http://www.centauro.com.br/luvas-punch-bate-saco-amador.html
    Achei elas com um preço bem razoavel e vi uma amiga minha com uma dessa, sendo

  11. Deborah disse:

    Oi!
    Adorei seu site, muito bem bolado e me ajudou muito!
    Pretendo começar Muay Thai e queria saber se esse tipo de luva é permitido: http://www.centauro.com.br/luvas-punch-bate-saco-amador.html
    Achei elas com um preço bem razoavel e vi uma amiga minha com uma dessa, sendo que ela faz Muay.

    Obrigado desde já!

    Abraços!

  12. Débora Lima disse:

    Estou com muita vontade de começar a praticar o muay thay,desde que tive a minha filha e 4 anos atrás qeu já entrei e sai da academia umas 6 vezes eu não sei se é falta de determinação ou preguiça mais o importante é que eu vou tentar mas uma vez e estou muito animada eu sempre tive vontade de fazer algum tipo de luto e pesquisei bastante e me interessei bastante pelo muay thay e espero realmente que dessa vez eu não desista.

    • Oi Débora!

      Não desiste, não! Veja algumas aulas, faça aulas experimentais e escolha a que você acredita que se encaixa melhor com seus objetivos. No início, é difícil mesmo. O Muay Thai é uma atividade dinâmica e, geralmente, agrada quem não gosta de malhar. Tente!

      Não deixe de me contar!

      Bjs

  13. Eduarda Calheiros disse:

    Vou começar mês que vem.. Estou tão empolgada ! *-*
    Acho muito lindo o Muay Thai, ainda mais quando é uma mulher lutando.. Acho fantástico..
    Sou novata na área, mas com todos esses posts já estou me sentindo a profissional, só falta colocar em prática meus conhecimentos kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pelo site !
    Beijoooooooooooooooooooooos ;*

  14. Suzy Melo disse:

    Ola, Boa tarde. Sou de Campo Grande – MS
    Sou praticante de Muay Thai desde 2006, comecei com o Thai tradicional no interior de SP e ao me mudar para Campo Grande MS me inseri no thai Europeu ou Holandês. sou Prajied Azul escuro e hj ja dou aulas de Thai, (É A MINHA VIDA).
    Estou abrindo um CT com o auxílio e aval do meu Mestre. estou iniciando com um salão de 153M² com os seguintes equipamentos: 4 sacos de pancada de 1,20 (100Lb) um tatame de 8 x 12M 10 aparadores de chute, 10 manoplas de mão
    pesinhos, cordas teto solo… pela sua experiencia estou começando bem?
    é mto importante sua opinião… Sawadee Krap.

  15. Danielle disse:

    Alessandra, muito bom o seu site! Encontrei muitas informações valiosas antes de começar meus treinos.
    Agora que estou buscando meus equipamentos, gostaria de saber sua opinião: Qual tipo de caneleira você prefere? As ajustáveis com velcro ou aquelas de elastano?
    Eu tenho hiperidrose e meus pés suam muito. As de elastano parecem encaixar bem, sem falar que pega a parte de baixo do pé, diminuindo meu suor. Fiquei interessada nela. São laváveis também.
    Poderia me ajudar? É o item que mais tenho dúvidas.
    Obrigada!

  16. everton disse:

    quanto eu irei gastar em media comprando tudo isso

  17. Luis Filipe disse:

    Muitoo boaaas as dicas.. Gosteiii… hehe Obrigado mesmo !

  18. Kamilla disse:

    Muito bom! Comecei Muay Thai agora e é muito bom ver um conteúdo voltado para mulheres. Parabéns pelo trabalho!

  19. Heloísa Lima disse:

    Olá , fui hoje em um academia de artes marciais aqui perto de casa , procurando fazer muay thai , dai a mensalidade é 80 reais , e a menina falou que eles fornecem os materiais por 300 reais , você acha que está caro ?? e nesse material eu não sei se eles fornecem o uniforme que ela falou que era necessário . E nem sei de que marca que é nem nada , quinta-feira tem aula de Muay Thai e vou lá pra ver como é a aula e ver de que marca é o material que eles fornecem , e irei voltar aqui pra perguntar se vale a pena pagar os 300 reais lá , ou pagar mais de 300 comprando fora de lá .

  20. Nanda disse:

    Olá Alessandra, sempre malhei, porém tive uma filha, esta já com dois anos, mas ainda não voltei a minha rotina. Ganhei 12 kg na gravidez, perdi 14 em um mês. Ótimo até aí, só que tomei três dose de contracept injetável, daí recuperei tudo de novo; A partir disso não consegui mas perder. Estou voltando pra academia esta semana e estou pensando no MUAY THAI. Você acha que ajuda a queimar e perder peso mais rápido?
    Desde já obrigada!
    Adorei teu blog!!!!!!!

  21. leonardo matoso disse:

    oi tudo bem, aki eu to querendo entrar numa academia de muay thai mas so q eu uso aparelho dental, tem algum problema?

  22. ell disse:

    Oi Alessandra, começei a fazer Muay Thai e boxe na academia. Confesso que gostei mais do Muay Thai rs. Adorei seu blog me ajudou bastante, pois tinha algumas dúvidas em relação aos equipamentos básicos para levar nas aulas.

    Parabéns!!!!! :)

  23. [...] – Saiba o que é usado em uma aula de Muay Thai – Parte 2 muaythaimulher.com.br/2010/08/19/equ… via @ale_ferreira c/c @dudafontenelle_ [...]

  24. diego disse:

    Estou começando agora e adorei suas dicas obrigado

  25. neetos. disse:

    ooh tenho 1 duvida, sobre meu condicionamento fisico, eu sou magrinho tem alguma coisa haver? eu preciso ter massa muscular pra combater?

  26. Bruna disse:

    eu queria saber se da so pra treinar com a atadura, ou precisa usar a atadura e a luva?

  27. Sarah disse:

    Oiie , vou começar a fazer mes que vem queria saber se isso ajuda no fisico ou seja , ajuda na massa muscular ?

  28. thaisa o disse:

    amei sua materia continue assim, ainda nao começou a treinar, mas ja estou me preparando para começar.. obg bjs

  29. Rodrigo disse:

    olá alessandra, primeiramente parabéns pelo site é o melhor até o momento que eu achei que aborda os principais assuntos e dúvidas sobre essa modalidade, estou treinando a 2 meses, na minha academia o professor é muito bom só que como a equipe não é muito grande ela nao da equipamentos tem que comprar, ele vende algums equipamentos lá com preço acessivel, estou querendo compra a caneleira com ele ele vende da marca jugui pelo que andei pesquisando é a marca mais barata do mercado custa 60 reais , gostaria de saber se é boa, eu tbm dei uma olhada na caneleira da pretoria só de olhar gostei muito e me passou confiança só q o preço é meio salgado 200 reais, eu tenho 1,85 e 98kg gostaria de saber qual a melhor pra mim

    desde já agradeço

  30. Letícia disse:

    Olá, vou comçar a praticar. Estou super animada.

  31. Julia disse:

    Oi Alessandra,

    Achei super legal o blog, estou interessada em começar as aulas, mas to meio em duvida.. Quero te perguntar se os resultados no corpo da mulher são iguais ou parecidos com o de quem faz musculação? Quais as partes do corpo mais trabalhadas nessa atividade? bjs

  32. carla disse:

    bom passei por aqui pra ver o que eh necessário pra poder treinar este esporte que venho a me interessar, fiz academia musculação mas não era aquilo que queria pra mim , gostaria que vc me ajudasse em termo este esporte muay tai, quais as vantagens que irrei ter. e tb queria deixar bem claro que não desejo ficar musculosa não isso não so quero apenas praticar o esporte e me senti bem.

  33. Sandra disse:

    Oi, sou a Sandra 37 anos, 128kg, comecei no Muay Thai ha no dia 30 de setembro e estava com 130kg( na segunda pesagem tinha eliminado 2kg em 15 dias), sou ex fumante ( no dia 27/11/2013 farei 1 ano sem nicotina), e sei q foi a vontade de emagrecer q me levou ao Muay Thai, mas quando comecei nada me faz parar, fico esperando pelo proximo treino, aqui treinamos o Muay Thai tradicional, e cada dia que passa a necessidade de estar no tatame me move mais e mais, não quero competir, apenas me aprimorar no esporte. Fiquei muito feliz em encontrar voce pela net, estava procurando um lugar para comprar os acessorios, quando comecei a ler os post’s amei cada palavra, cada incentivo, parabéns.